#SomosXP: A história de Guilherme Benchimol e da XP mostram que o sucesso é feito ‘Na Raça’

Você gosta de ouvir boas histórias? Então essa dica é pra você.
08/10/2020 - Real Invest
Real Invest

Você gosta de ouvir boas histórias? Então essa dica é pra você:


Desde muito cedo, sempre gostei de escutar boas histórias. No passado, eram as dos meus avós. Com o tempo, comecei a procurar boas histórias nos livros. Qual a trajetória de Elon Musk? E Bill Gates? O que fazem os grandes?


Quando ingressei no mercado financeiro, procurei conhecer a história da XP Investimentos. Pouco documentada.


Foi em 2019, na ExpertXP, que descobri o lançamento do livro “Na Raça” da Maria Luiza Filgueiras. Conta um pouco da história da XP, mas também de um dos seus fundadores, Guilherme Benchimol.


Será que dá pra separar uma coisa da outra?


Como empreendedor, fiquei impressionado com a trajetória do Guilherme. O livro ensina muito sobre ousadia. Be bold (seja ousado), foi a frase que marcou o IPO (Oferta pública inicial) da XP Inc. Guilherme não aceitou o caminho tradicional, fez da tragédia (demissão) a chance do recomeço.


Foi no empreendedorismo e longe da sua zona de conforto que começou então a XPTO, embrião da XP Investimentos que conhecemos hoje em dia.


Diante de todas as dificuldades, encontrou na educação a oportunidade de mudar o mercado financeiro. A ignorância financeira, mesmo dos mais instruídos educacionalmente, permitiu anos de investimentos ineficientes.


Foi através da educação que a XP encontrou a fórmula do sucesso. Apenas a transparência e a educação seriam capazes de transformar o mercado financeiro brasileiro.




Uma empresa que nasceu no Rio Grande do Sul, tocada por um carioca, tinha que ser diferente daquilo que se encontrava entre Leblon e Faria Lima. A humildade e a resiliência permitiram a XP crescer tanto.


Errando, mas “stopando” como diria Guilherme, rápido. No início, uma plataforma de operações em renda variável com o Homebroker, hoje, uma plataforma aberta de investimentos.


Para todos os investidores interessados por boas histórias, fica a recomendação dessa ótima leitura.


Artigo por: Mikael Neres (Assessor Real Invest) 

Você pode gostar de