Uma comunidade de usuários – pequenos investidores individuais - do Reddit (fórum de discussões) se organizaram para comprar ações da GameStop, empresa americana voltada para os produtos de videogames.
O objetivo era inflar os valores dos papéis dessa empresa, provocando um prejuízo nas instituições que confiavam na desvalorização.
Isso resultou na valorização do papel em mais de 100% na Bolsa de Valores. O movimento desafiou e contrariou as expectativas dos analistas e dos grandes investidores de Wall Street institucionais.
O ato de apostar contra/queda de uma ação é conhecido, no mercado financeiro, como “short”, numa lógica de operar vendido num determinado papel.
É uma prática comum, de natureza especulatória e que apresenta riscos. É importante ter em mente que a bolsa de valores é influenciada pelas expectativas em relação a uma determinada empresa.
De modo geral, empresas de capitais abertos divulgam relatórios e que ajustam as expectativas dos investidores e analistas ao longo do tempo.
Com a chegada de novos investidores, o aumento de CPF na bolsa e o avanço tecnológico, tais expectativas começam a não só depender da atuação e transparência das empresas. O comportamento de manada é um exemplo.
Um grupo de indivíduos reagindo todos da mesma forma ou se coordenando para tal gera um impacto significativo no comportamento de um papel. Principalmente, se pensarmos na posição e organização deste grupo.
Por conta disso, é possível sim pensar que poderá haver outros movimentos do gênero, não somente em Wall Street.
Ontem (28/01) a ação teve uma valorização de 17,82%.
Esse tipo de organização é uma sinalização para a mudança no mercado financeiro.
Há uma nova massa de investidores, que não são especializados e que estão focados nas oportunidades, sem a preocupação das consequências dos atos.
É válido lembrar que no Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), considera essa prática de ataque especulativo ilegal e pode gerar penalidades.
Assim como Wall Street não deixará o movimento passar impune.
Texto por Renatha Sabino (Assessora Real Invest)