Investir é preciso - e investir com um assessor é inteligente

Na melhor analogia utilizada pelos AAIs: para investir, um gerente de banco é o mesmo que um clínico geral para uma dor de coluna – o assessor, o ortopedista.
08/10/2020 - Real Invest
Real Invest

Agente Autônomo de Investimentos (AAI), também conhecido como Assessor de Investimentos, é o profissional que irá auxiliar o investidor a investir melhor os seus recursos financeiros.


Na melhor analogia utilizada pelos AAIs: para investir, um gerente de banco é o mesmo que um clínico geral para uma dor de coluna – o assessor, o ortopedista.


De forma ainda mais clara: o assessor de investimentos é o especialista no nicho, que possui mais conhecimento específico e trabalha exclusivamente para fazer a vida financeira dos seus clientes melhor.


Para se tornar um AAI é necessário obter certificação junto à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) e posteriormente se credenciar a essa instituição.


O profissional deve também se registrar junto à Comissão de Valores Mobiliários, órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão (Instrução CVM 497). Após esse processo, o assessor deverá então se vincular a uma instituição financeira e assim iniciar o exercício da profissão.


Para facilitar a compreensão, seguem as perguntas mais frequentes sobre essa profissão:


Como atua o AAI?


O profissional atua na prospecção de clientes.


Feito o primeiro contato, que pode ser através de telefone, redes sociais, e-mail, é marcada uma reunião onde o objetivo é o cliente relatar as suas principais experiências, necessidades e objetivos relacionados aos investimentos que já possui ou que pretende realizar.



 

Com essas informações, é elaborado um portfólio de aplicações individualizado para o cliente, o qual terá acompanhamento do profissional.


Ao longo do tempo, são feitas alterações baseadas nas mudanças econômicas e necessidades do cliente.


Todas as sugestões de aplicações e alterações são previamente apresentadas ao cliente, via aplicativo, e-mail ou contato telefônico, para que o mesmo possa tomar a decisão final.


O assessor de investimentos não pode aplicar por conta própria nenhum recurso do cliente.


Qual o custo para contar com os serviços desse profissional?


O custo para o cliente é zero.


O assessor só pode ser remunerado pela instituição à qual está vinculado, inclusive é crime receber ou cobrar qualquer valor do cliente.


Explicando melhor: para que produtos financeiros sejam ofertados por um banco ou corretora, o ofertante desses produtos paga um valor a estas instituições.


O assessor receberá uma pequena parte dessa remuneração sempre que o seu cliente fizer uma aplicação nesses produtos.


Ou seja, para o cliente, não há nenhum custo adicional ao investir com o auxílio de um AAI, contando com o benefício de ter um profissional habilitado e com vasto conhecimento no ramo de investimentos para lhe auxiliar conforme o seu perfil de investidor.


De maneira geral, quanto maior a rentabilidade dos investimentos do cliente, melhor para o assessor. É uma relação de “ganha-ganha”.



Qual a diferença entre um assessor de investimentos e um gerente de banco?


A assessoria de investimentos é uma profissão relativamente nova no Brasil.


Hoje, a grande maioria dos profissionais atua em corretoras e distribuidoras de investimentos independentes, onde podem ser ofertados todos os tipos de investimentos e não apenas os atrelados a bancos.


Já o gerente bancário atua em diversas áreas, como por exemplo: prospecção de clientes, abertura de contas, operação de créditos, consórcios e investimentos.


Ou seja, é uma profissão que não foca apenas em investimentos, diferente do AAI que é um profissional especializado nessa área.


O principal objetivo do AAI é aumentar a rentabilidade das aplicações financeiras dos seus clientes.


Ele vai ter uma limitação de número de clientes bem menor que o gerente bancário para que possa exercer seu trabalho de forma mais individualizada e próxima do cliente.


 

Quanto necessito investir para ter acesso a uma assessoria especializada?


Isso vai depender da instituição financeira em que o investidor abrirá conta, do assessor que irá lhe auxiliar e dos tipos de investimento que o cliente deseja realizar.


Existem tipos de atendimento baseados nos valores investidos.


Diante das incertezas atreladas ao mundo da economia, não só no Brasil, mas no mundo, é fundamental que mudemos nossos hábitos financeiros, economizando e investindo cada vez mais.


Os investimentos financeiros sem sombra de dúvidas abrem portas para que as pessoas alcancem os seus objetivos e realizem os seus sonhos.


Os profissionais assessores de investimentos estão disponíveis para auxiliá-los da melhor maneira possível.


Você pode gostar de